terça-feira, 20 de setembro de 2016

Terra Santa - Monte Nebo - Jerash

Terra Santa - Quarto Dia - 18/09/2012

1) MONTE NEBO


Terra Prometida, visão do alto do Monte Nebo

O Monte Nebo, localizado na Jordânia e também mencionado no livro de Deuteronômio como Monte Abarim( Dt 32: 48–50), onde Moisés e o povo israelita puderam finalizar o êxodo. O lugar onde Moisés contemplou a terra prometida e onde literalmente termina sua trajetória desde que saiu do Egito. "E Moisés, servo do Senhor, ali morreu, na terra de Moab, conforme a declaração do Senhor. E ele o enterrou no vale, na terra de Moab, defronte a Bet-Peor, e ate hoje a ninguém foi dado conhecer o lugar da sua sepultura." (Deuteronômio 34:5-6 )


 
Memorial à Moisés
O Monte Nebo  é um ponto de frequentes estudos arqueológicos e descobertas magníficas.
Os mosaicos, por sua vez, remetem a diferentes períodos históricos, séculos VI, VII e VIII.

 
Mosaico

No monte também é visível uma cruz em forma de serpente, que simboliza a serpente de bronze criada por Moisés no deserto (Números 21:8-9) e a cruz em que Jesus foi crucificado (João 3:14).



2) JERASH
Jerash
 Jerash, situado 48 km ao norte de Amman, capital da Jordânia,  é considerado um dos maiores e mais bem preservados lugares da cultura romana no mundo, fora da Itália. Suas ruas colunas, banhos, teatros, praças e arcos permanecem em condição excepcional. Dentro dos restos das muralhas da cidade, arqueólogos encontraram ruínas indicando a ocupação humana nesta localidade para mais de 6500 anos.
A história de Jerash é uma mistura do mundo greco-romano da bacia mediterrânea, e das antigas tradições da Arábia Oriental.A Biblia refere-se "à região dos Gerasenos", quando Jesus exorcisa o Gerazeno. (Marcos 5:1-20); (Lucas 8:26). 
Jerash

 A cidade foi sacudida no ano 747 DC por uma série de terremotos, e sua população reduziu-se até 4000 pessoas. Embora o lugar fosse ocupado durante o antigo período islâmico até 800 DC, Jerash era nada mais que uma pequena aldeia rural.
As cruzadas descrevem Jerash como inabitada e ela permanece abandonada até o seu novo descobrimento em 1806. A antiga cidade estava encoberta de areia o que ajudou para sua notável preservação. Esta foi revelada paulatinamente através de séries de escavações que começaram em 1925, e continuam até hoje.

O exorcismo do Gerazeno - Sebastian Bourdon, 1653


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário estará sujeito a moderação, até que seja liberado.Obrigado.