sábado, 24 de setembro de 2016

Terra Santa: Piscina de Betesda e Igreja de Santa Ana - Via Dolorosa e Fortaleza Antonia

Terra Santa: Oitavo dia - 22/09/2012



PISCINA DE BETESDA



 "Depois disso e por ocasião de uma festa judaica, Jesus subiu a Jerusalém. Ora, existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina, chamado em hebraico Betzatá. Ela tem cinco pórticos, debaixo dos quais jazia uma multidão de doentes, cegos, coxos, paralíticos esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. 



Havia ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo. Jesus, vendo-o deitado e sabendo











que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar curado?  Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar.


 Ora, aquele dia era sábado. Pelo que disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e 
 não te é lícito carregar o leito.Ele, porém, lhes respondeu: Aquele que me curou, esse mesmo me disse: Toma o teu leito e anda. Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se retirara, por haver muita gente naquele lugar.
Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. Retirou-se, então, o homem, e contou aos judeus que era Jesus quem o curara.Jesus declara-se Filho de Deus e igual ao Pai.Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.” (João 5, 1-18).


Cristo curando o paralítico na Piscina de Betesda, Bartolome Murillo



  A IGREJA DE SANTA ANA

 A Igreja de Santa Ana fica ao lado da piscina de Betesda, onde uma antiga tradição situa a casa dos pais de Maria e, portanto, o lugar onde a virgem nasceu.  É um dos monumentos mais preservados do período das cruzadas. Nessa Igreja assistimos a Santa Missa. 


Igreja Santa Ana, exterior.

Igrejs Santa Ana, interior


Santa Ana com a Virgem Maria

Gruta do nascimento da Virgem Maria, Igreja de Santa Ana

FORTALEZA ANTONIA

Fortaleza Antônia, local onde acredita-se que Cristo tenha sido preso, interrogado por Pilatos e fragelado pelos soldados romanos em Jerusalém(Mateus 27, 11-31).
Era uma  praça-forte construída por Herodes, o Grande, em Jerusalém, na extremidade oriental da muralha da cidade, ligada ao Templo por uma galeria, e cujo nome homenageava o triúnviro romano, Marco Antônio, protetor de Herodes.
 
 
Fortaleza Antonia, maquete



Cristo diante de Pôncio Pilatos,Mihaly Muncacksy, 1881- Museu d'Orsay, Paris



Amanhã, na próxima postagem, descreverei a Via Dolorosa, pois é um pouco longa.
Continua, amanhã...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário estará sujeito a moderação, até que seja liberado.Obrigado.