sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Terra Santa: Porto de Jafa - Cesaréia Marítima - Igreja Stella Maris

Terra Santa: Primeiro Dia - 15/09/2012
PORTO DE JAFA - CESAREIA MARÍTIMA - IGREJA STELLA MARIS

1) PORTO DE JAFA




Jafa é uma cidade portuária, às margens do Mar Mediterrâneo e incorporada à Tel Aviv em 1950,  tida como uma das cidades mais antigas do mundo, com mais de 3000 anos de idade e construída durante o Império Otomano.






 



Em hebraico, Yaffo,  significa bela, e acredita-se que esse nome foi dado por causa do brilho do sol que refletia em seus edifícios, porém uma das lendas antigas relaciona a cidade com um dos filhos de Noé, chamado de Jafé.







Um porto distante somente 55 km de Jerusalém onde, que segundo a história, eram descarregadas as toras de madeira trazidas do Líbano  e levadas para a construção do templo e do palácio de Salomão.









A) JONAS
A baleia de Jonas
 Para nós cristão, Jafa foi famosa pelo porto antigo e centro histórico, narrado na Bíblia:" Ora veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo para ele ir à cidade de Nínive, para pregar o que Deus mandara. Jonas porém, resolveu fugir da presença do Senhor, foi até o porto e tomou um navio que partiria para Társis. "Mas o Senhor lançou sobre o mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar.(Jonas 1, 4.)

A tripulação sabendo da história de Jonas e sua rebeldia, achou melhor jogá-lo no mar e Jonas acaba sendo engolido por uma baleia onde ficou rezando para Deus perdoá-lo. Foi então, que a baleio expeliu-o para fora(Jonas 2, 1-10)
Assim, Jonas foi para Nínive dar a notícia de que a cidade seria destruída por causa de seus pecados.A população e o rei de Nínive se arrependeram, jejuaram e Deus perdoou os pecados de Nínive.(Jonas 4, 11)


B) CASA DE SIMÃO, o curtidor

Casa de Simão, o curtidor

 No Novo Testamento, a cidade de Jafa aparece na ressurreição de Tabita, por intercessão de Pedro(Livro Atos 9: 36-42)















Foi também em Jafa (Jope) que Pedro estava hospedado na casa de um amigo chamado Simão, o curtidor,  quando teve uma visão de Deus, dando-lhe a missão de ensinar sua palavra  a outros povos, aos gentios, além dos israelitas. (Atos 10, 9-23)

Igreja de São Pedro em Jafa.

2) CESAREIA MARÍTIMA 




Cidade construída em homenagem a Augusto César, Rei de Roma. O Rei Herodes demorou 12 anos para construir esta cidade que fica às margens do Mar Mediterrâneo. A cidade de Cesareia, não tinha rios, daí a construção de aquedutos suspensos.








Rocha encontrada nas escavações em Cesareia

A existência deste lugar está na Bíblia, no livro de Atos 10: 24-48. Local onde morava Pôncio Pilatos(Evangelho de Mateus 27:11-26)







3) IGREJA STELLA MARIS 

Santa Missa, celebrada pelo Pe. Fábio de Melo, na Igreja Stella Maris
Segundo a Bíblia, foi aos pés do Monte Carmelo, na cidade portuária de Jafa, que o profeta Elias lutou contra os profetas de Baal e se refugiou em cavernas na encosta "estrela do mar".  O Monte Carmelo é citado na Bíblia em Isaías 35: 2)










Igreja Stella Maris



Considerado sagrado pelos cristãos, no local se encontra a Igreja Católica Stella Maris, fundada entre os séculos XII e XIII,sede mundial dos cristãos carmelitas,e onde o Padre Fábio de Melo, celebrou nossa primeira missa.





Caverna de Isaías


Nessa Igreja, há uma pequena caverna que lembra o local onde o profeta Isaías teria permanecido escondido, após receber a mensagem de Jesabel, de que ele iria morrer   (I Reis 19: 9 ).









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário estará sujeito a moderação, até que seja liberado.Obrigado.